Capítulo DeMolay
A Ordem DeMolay é formada por Maçons e DeMolays em suas diversas faixas etárias que se reunidos formam o que se denomina Capítulo DeMolay, que possuem abrangência municipal, vindo a funcionar em nível local, podendo ter, inclusive, mais de um por município.
Os Capítulos DeMolays têm por atribuição o trabalho local, pois possuem abrangência de acordo com o que estabelece suas fronteiras. Cada capítulo ao ser fundado recebe uma numeração e um nome que o identifica em nossas esferas.
Cada capítulo deve ser patrocinado e orientado por, no mínimo, uma Loja Maçônica, que tem por objetivo auxiliar a ordem das realizações de seu capítulo em seu âmbito territorial. O Capítulo DeMolay é, portanto, a sede e a célula de funcionamento da Ordem DeMolay. Não há capítulo sem uma Loja Maçônica que o patrocine e sem membros DeMolays e Maçons que o compõem.
A fundação dos Capítulos DeMolays deve seguir um procedimento simples, mas que envolve ações conjuntas e organizadas da Loja Maçônica que assim deseja.
O conjunto dos Capítulos DeMolays aqui de São Paulo forma o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, que tem por função a condução dos trabalhos de crescimento de novos capítulos e também de crescimento e expansão da Ordem DeMolay em São Paulo. Cada Estado da federação, possui um Grande Capítulo.
Capítulo "Limeira"
O capítulo foi fundado no dia 08 de agosto de 2001 com grande incentivo do Tio Waldyr Scaff, escolhido como primeiro Presidente do Conselho Consultivo, e pela Loja Águia de Haia.
No dia de sua instalação, que foi dada pelo capítulo Grande Campinas nº 30, no dia 01 de setembro de 2001, tendo como Mestre Conselheiro Instalador Marcelo Franchi, ocorreu a I Cerimônia de Iniciação do capítulo, com 38 iniciados e, logo após, a Cerimônia de Posse, na qual foi nomeado como primeiro Mestre Conselheiro do Capítulo Limeira, o irmão Fernando Breda.
E hoje, depois de tantos Mestres Conselheiros, eventos, campanhas e feitos realizados, o Capítulo Limeira continua crescendo e, cada vez mais, conquistando seu espaço.