Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas (IORG)

O que é?

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas (IORG) é uma organização de serviço de juventude que ensina treinamento de liderança através do serviço comunitário. É uma Ordem Paramaçônica dedicada à edificação do caráter das adolescentes com idade entre 11 e 21 anos, com ou sem parentesco maçônico. Podem fazer parte meninas filhas de maçons ou não, necessitando apenas serem indicadas por um maçom ou de uma Menina Arco-ÍrisMeninas (com idades entre 11-20 / 21) aprendem sobre o valor da caridade e do serviço através do seu trabalho e envolvimento com os seus projetos de serviço anuais locais e Estaduais.

Como se desenvolvem?

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes.
São elas:

  • Amor: que junto à cor Vermelha enfatiza a importância do amor para com a família e com Deus.
  • Religião: representada pela cor Laranja, enfatiza a importância da crença em Deus.
  • Natureza: representada pelo Amarelo, é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
  • Imortalidade: simbolizada pelo Verde, diz que mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
  • Fidelidade: que junto à cor Azul, significa a Fidelidade para com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, família e amigos.
  • Patriotismo: para a cor Anil, recorda-se da simportância ao respeito ao seu país, tal como sua bandeira.
  • Serviço: com o Violeta, representa o que é a principal causa enfatizada pela Ordem e outros membros maçônicos.

Preceitos

A Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas é uma organização que se propõe à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos:

  • Amor ao lar, à família e a Deus;
  • Crença na existência de Deus;
  • Respeito para com a natureza;
  • Crença na imortalidade da alma;
  • Fidelidade e dignidade de caráter;
  • Patriotismo e amor aos símbolos pátrios;
  • Liderança efetiva;
  • Serviço em prol da humanidade e da comunidade.

História

A Ordem do Arco Íris foi fundada em Oklahoma (USA) em 06 de abril de 1.922 pelo Reverendo Mark Sexson, Maçom Grau 33, em Mac Alester, Oklahoma (USA), que sentiu a necessidade de unir a família Maçônica pois na época já existiam a Ordem dos DeMolays e da Estrela do Oriente, mas faltavam as meninas.

Os primeiros graus da Ordem foram ministrados em 6 de Abril de 1.922, pelo Capítulo Mac Alester Sul n. 149, da Ordem da Estrela do Oriente, para um grupo de 171 garotas no Templo do Rito Escocês em Mac Alester.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para garotas é uma organização de construção do caráter, para jovens entre 11 e 20 anos.

Ajuda a promover a auto estima e liderança entre seus membros, onde a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriada, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar; a lealdade à família e os serviços comunitários, além de adquirir habilidades para falar em público e participar de reuniões presididas por garotas de sua idade.

O objetivo da Ordem é despertar nas meninas o espírito de liderança e a prática das sete virtudes, que são representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco, assim como a cidadania, respeito à família, defesa do meio ambiente e o exercício da filantropia e o voluntariado.

Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris, para formar líderes para a vida, com base na Fé, Família e Fidelidade.


Fonte: Jardim das Acácias

Ordem dos Escudeiros

Logo da Ordem dos Escudeiros Ordem dos Escudeiros

O que é?

A Ordem dos Escudeiros é uma organização para crianças do sexo masculino de 7 a 12 anos que possui como propósito formar bons futuros jovens a sociedade. Embasada nos ensinamentos de SABEDORIA, VERDADE e JUSTIÇA, a Ordem transmite a seus membros valores e virtudes que são fundamentais na formação de futuros cidadãos de bom caráter na sociedade; acostumando os pequenos garotos desde cedo a lidarem com disciplina, exercitar a oratória em público, realizar trabalhos socioeducativos, além da importância de trabalhar em grupo.

A Távola Redonda refere-se à figura lendária do Rei Arthur, que traz consigo inúmeras histórias, onde os mais valorosos cavaleiros se reuniam em torno de uma mesa redonda reafirmando os sentimentos de igualdade, amizade e perfeição.

Todas as histórias além de seus ideiais são usados como método de aprendizagem e desenvolvimento dos escudeiros durantes as cerimônias.

História

No ano de 1995, três maçons se reuniram para projetar a fundação de uma ordem, em Vancouver. Tal Ordem não teria espaço para vaidades e jóias e seria inspirada nos princípios da Ordem fundada por Frank Sherman Land (Ordem DeMolay), porém para crianças.

Foi decidida que seria uma Ordem voltada para crianças quando Michael se deparou com seu filho brincando com os DeMolays do Capítulo local. Após iniciadas as atividades da fundação, Senders convidou o Maçom Edgar Trefts para escrever o ritual da Ordem com seu auxílio.

Atividades da Távola

Escudeiros e DeMolays possuem contato frequente em suas atividades. E este laço contribui para um crescimento a base de informação, garantindo ainda mais, potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.

Cada Távola é patrocinada por um Capítulo DeMolay.

São frequêntes: dinâmicas, brincadeiras, gincanas, e atividades lúdicas; todas porém, com a finalidade de transmitir valores e desenvolver as capacidades dos meninos, bem como criar consciencia de grupo.

O ritual, a simbologia, e a filosofia da Ordem

O ritual é bem simples, para a compreensão dos meninos, mas de uma riqueza simbólica incrível. A Ordem dos Escudeiros possui três virtudes, simbolizadas em três baluartes: Os livros da Sabedoria, a Espada da Verdade e o Malhete da Justiça.

A Távola é um circulo dividido por duas linhas amarelas em quatro quadrantes. Uma linha se encontra na horizontal e outra na vertical, formando uma cruz. Na parte superior, no quadrante do lado esquerdo está o brasão da Ordem DeMolay, pois se não existisse a Ordem DeMolay, não existiria a Ordem dos Escudeiros. O brasão também relembra o patrocínio que os Capítulos DeMolays dão as Távolas.

No quadrante direito da parte superior fica o Malhete da Justiça. No quadrante esquerdo da parte inferior fica a Espada da Verdade e no quadrante direito da parte inferior ficam os Livros da Sabedoria.


Fonte: Capítulo Piracicaba

Ordem DeMolay

O que é?

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

A Ordem DeMolay não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do Lar, da Igreja ou da Escola nessa busca do aperfeiçoamento, mas coadjuvá-los com um programa de ensinamentos, visando uma boa cidadania à seus membros. É baseado no espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal que a Ordem DeMolay trabalha os valores e virtudes de seus membros, na busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções. Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.

E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolays que desenvolvem as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia (educação), Companheirismo (amizade), Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançarmos a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, língua e sexo.

Quando um jovem ingressa na Ordem DeMolay várias coisas passam em sua cabeça, como a idéia da grande responsabilidade que assumiu em estar entrando para “o maior exército de jovens do mundo”; pode parecer muito, mas dali já se forma a mente de um futuro líder que irá lastrear sua conduta aos moldes de Nossa Ordem.

Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais podemos destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha e outros países desejam implantar a Ordem como Inglaterra, França, Índia e Noruega. Além dos Estados Unidos mais 5 países tem Supremo Conselho próprio incluindo o Brasil.

O que a Ordem DeMolay significa?

A Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos de idade, tendo estado ativa por mais de 80 anos e se orgulha de ser uma sociedade fraternal-juvenil de milhões de membros.

Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV. Foi queimado no poste por não trair seus irmãos e seguidores. Do seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu a lição e importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseados nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver. Possui em seu fundamento 7 princípios essenciais, os quais chamamos de Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O que a Ordem DeMolay pode fazer por um jovem?

Os propósitos da Ordem DeMolay são muitos: sociais e de caráter construtivo. Pode-se dizer que as atividades são variadas, sempre com algo para todos. Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude.

Também na Ordem DeMolay o jovem será ajudado a se tornar um tipo de pessoa que será um crédito para a sociedade, não por ser forçado a isso, mas porque sentirá uma vontade própria, porque esta é a coisa certa a fazer, como homem e como DeMolay. Com as pressões de hoje sobre o jovem e as exigências postas sobre eles, cabe-lhes o direito de serem chamados de jovens e como resultado, o mundo tem o direito de esperar que eles conduzam suas vidas de acordo.

A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios e transformá-los em líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até de sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial: falta-lhe apenas o devido treinamento.

Como um jovem se qualifica para se tornar um DeMolay?

Para adentrar a esta grandiosa organização de jovens é necessário, sobretudo, a crer em um Deus, independente de qualquer religião. No entanto, vale ressaltar que a Ordem DeMolay não é uma religião. O jovem deve também trazer consigo os sete princípios básicos da Ordem DeMolay. E se algum jovem abraça estas Sete Virtudes, com certeza não passará desapercebido pela Ordem DeMolay.


Fonte: Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil